linha top 1
Governo Federal
Universidade Federal de Roraima

Técnico em Agropecuária

O estado de Roraima  tem um grande  potencial para a agricultura e agropecuária. Pensando nisso, a Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima trabalha na qualificação do homem do campo e da cidade para que possam utilizar técnicas que permitam o desenvolvimento sustentável e rentável, melhorando a qualidade de vida nos municípios. O  principal objetivo desse curso é contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário, por meio da formação de profissionais qualificados, os quais  poderão desenvolver conhecimentos na área de recursos naturais, projetos agrícolas, projetos e gestão agropecuária, etc.

Perfil Profissional:  O Técnico em Agropecuária estará habilitado para o domínio de técnicas de produção e gestão da agropecuária e agroindústria, gestão e economia rural, construções e instalações rurais, irrigação, manejo de sistemas agroflorestais, cultivo de culturas olerícolas, culturas sazonais, industriais e fruticultura.Desempenhando ainda,  funções relacionadas à produção animal como avicultura, apicultura, suinocultura, ovinos, caprinos e bovinos.

O profissional também estará  habilitado  para administrar propriedades rurais, fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos ,  trabalhar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Desse modo,  os técnicos  em agropecuária tem como esfera de atuação profissional: empresas públicas e privadas, empreendedor, autônomo, associações, cooperativas, comunidades agropecuárias, etc.

Como ingressar no curso ?

O acesso ao Curso Técnico em Agropecuária, é possível  por meio de processo seletivo. Além disso, de acordo com a legislação em vigor, o acesso ao curso será admitido apenas a pessoas que:

•        Tenham concluído o ensino médio (na modalidade Subseqüente ao ensino médio).
•        Esteja cursando o ensino médio (na modalidade Concomitante).
•        Tenha concluído o ensino fundamental (na modalidade ensino médio integrado ao técnico).

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

ENSINO MÉDIO INTEGRADO